Aluno do NEAD conquista 2º lugar em premiação em São Paulo

Pesquisa voltada para a segurança do trabalho propõe medidas acessíveis à micro e pequenas empresas.

Na última quinta, 8 de agosto, o aluno do NEAD, Diego da Silva Mégada, ganhou medalha de prata na Expo Proteção, promovida pela Revista Proteção. Cursando Engenharia de Segurança do Trabalho e orientado pela tutora Daniela Cristina Souza Alfaz, Diego foi premiado na categoria acadêmica ao apresentar um estudo de caso com a proposta de reduzir índices de incidentes e acidentes no local de trabalho.

O evento teve abrangência internacional e aconteceu entre os dias 7 e 9 de agosto em São Paulo, promovendo feiras e congressos voltados a ações para micro e pequenos empresários. Ao ver a possibilidade de participar da conferência, Diego pediu ajuda para a tutora e ambos começaram a desenvolver o projeto.

IMG 20190819 WA0003

Foto: Priscilla Nery

A ideia da pesquisa surgiu de um acidente que aconteceu quando Daniela trabalhava como engenheira. A partir disso, foi possível desenvolver o estudo com trabalhadores de uma empresa da área de marcenaria e detectar problemas nos processos de desmontagem de caixas de madeira. A grande produção resíduos figura um facilitador para o aumento de acidentes, além de apresentar riscos à saúde. Como resultado da pesquisa, a dupla foi capaz de propor ações práticas voltadas para o melhor aproveitamento de espaço e redução do desperdício.

Além de promover intervenções acessíveis a micro e pequenos empreendedores, o prêmio ainda trouxe visibilidade para a pesquisa e reforça o dinamismo da educação a distância, como afirma Daniela. Apesar da impossibilidade de uma visita presencial à empresa, Diego pode conhecer o local por meio de fotos e conversas com os trabalhadores e juntos puderam desenvolver um artigo de qualidade, reconhecido pelo congresso.

IMG 20190819 WA0001

Foto: Priscilla Nery