Objetivos:                                                                                             

O curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ forma o profissional de educação professor/pedagogo, em nível superior, habilitado para a “Docência na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental” e “ Gestão Educacional”.

Qual a duração do curso?

O curso tem duração mínima de 4 anos e máxima de 6 anos.

O curso é totalmente gratuito? 

Sim. O curso de é uma parceria da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ – com a Universidade Aberta do Brasil – UAB – e é totalmente gratuito. Inclusive o material didático (impresso) é gratuito, assim como o pdf das disciplinas, que também fica disponível no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem para professores, tutores e alunos.

Como e quando ocorre a seleção?

O processo de seleção (vestibular) ocorre juntamente com os cursos presenciais da UFSJ.  O Edital de Seleção é sempre divulgado no site da UFSJ http://www.ufsj.edu.br/formas_de_ingresso.php e também no site da Pedagogia http://grad.nead.ufsj.edu.br/pedag/site/index.php?secao=principal. Ainda não temos datas previstas para a próxima seleção.

É necessário o Enem para participar da seleção?

A UFSJ adota sim o ENEM nos seus processos seletivos, tanto para os cursos presenciais quanto a distância. O nosso curso está com uma proposta de destinar parte das vagas para quem tem o ENEM e outra para professores atuantes em escolas públicas. Ainda não podemos dar certeza, pois a proposta ainda esta sendo analisada. Só teremos confirmação quando o edital do vestibular for divulgado pela Universidade.

O curso é credenciado pelo MEC?                                                                       

Não.  Todo curso que se inicia só pode ser avaliado pelo MEC após 3 anos de início. Aí sim ele será ou não credenciado.

O curso é todo a distância?

O curso é a distância, mas existem alguns momentos presenciais. As avaliações são presenciais (no Polo do aluno) e caso o aluno não possa estar presente nessa avaliação (seguindo os critérios dispostos no nosso site e divulgado pelos tutores), existe a possibilidade de fazer uma 2ª chamada. Temos também uma Recuperação para aqueles alunos que não alcançarem média. Outro momento presencial é referente ao “1º Encontro da turma”. Esse “Encontro” é obrigatório e realizado na sede, em São João del-Rei, logo no início do curso (normalmente, no mês de entrada do aluno no curso) e é nele que o aluno é capacitado a utilizar o AVA _ Ambiente Virtual de aprendizado. A entrega dos livros do curso também é feito  no Polo. Nesse caso, ou o aluno busca pessoalmente, ou por meio de uma procuração autenticada levada por alguém da confiança deste. Além disso, os tutores presenciais estarão lá (no Polo) para tirar as eventuais dúvidas no decorrer da disciplinas.

Preciso residir em uma das cidades-polo?

Não. Mas facilita se residir próximo ao seu Polo, pois, como mostra a questão acima, em alguns momentos, o aluno precisará ir até o Polo e não podemos remanejar as atividades de polo para outro mais próximo.

Sobre os tutores. 

Os tutores são divididos entre presenciais e a distância. Os presenciais farão o acompanhamento dos alunos, tirando as frequentes dúvidas, no Polo, e os a distância farão isso por meio da plataforma.

Sobre as vagas e os Polos.

O curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância tem atualmente 14 polos. São eles: Diadema, Franca, Serrana, Matão, São José do Rio Preto e Votorantim em São Paulo; e Francisco Sá, Itamonte, Juiz de Fora, São João del-Rei, Timóteo, bicas, Itamarandiba e Pompéu em Minas Gerais. As vagas e os polos de oferecimento variam em cada edição do curso.

Sobre as vagas para transferência interna, externa ou obtenção de novo título. 

O edital para transferência interna, externa ou obtenção de novo título é divulgado no site da UFSJ no link http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/dicon/editais/2011/edital002-2011transferencia2011-2.pdf, normamelmente no mesmo período em que é divulgado o Vestibular. Não é certo que todos os cursos e/ou polos ofereçam vagas, pois estas dependerão do nº de vagas remanescentes que o curso tiver na época desta seleção.

Qual o papel do Polo?      

O Polo tem papel importante no que diz respeito ao sucesso do curso. O Polo estará sempre à disposição para tirar dúvidas e atuar como ponte entre o aluno e a secretaria do curso, situada em São João del-Rei. Toda requisição do aluno (como requerimento de histórico, declarações e dispensas, entre outros) deve passar, primeiramente, pelo Polo. É o Polo que irá analisar se a documentação está toda correta antes de o aluno enviar para a secretaria. O Polo também é responsável por orientar os alunos sobre datas, encontros etc.

Dúvidas sobre o estágio?    

Os Estágios obrigatórios começam a partir do 5º período do aluno e serão ofertados no AVA de forma atemporal. São 4 Estágio, cada um com uma abordagem diferente.  O “Manual de Orientações para Estágio” está em fase final de elaboração e, logo, será divulgado em PDF na plataforma para os alunos e tutores do curso. No AVA o aluno terá também um professor orientador de Estágio e a Coordenadora de Estágio que estarão à disposição deles para quaisquer dúvidas. Mais informações sobre os Estágios da UFSJ podem ser encontradas no link http://www.ufsj.edu.br/pplan/contratos_e_convenios.php

Maiores informações com a Coordenação de Estágio

Coordenadora: Lígia Maria Brochado Aguiar

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O que é e como funciona a inscrição periódica?   

O discente regularmente matriculado na UFSJ deverá fazer, semestralmente, inscrição nas unidades curriculares do curso. A Inscrição Periódica é efetuada com base na Res. CONEP 019/2011, nas datas previstas no Calendário Escolar, e consta de três etapas. “É obrigatória a inscrição na Primeira ou na Segunda Etapa de Inscrição Periódica”.

ATENÇÃO: a Terceira Etapa é realizada presencialmente na Coordenadoria do Curso e se destina EXCLUSIVAMENTE a acertos na inscrição já efetuada na Primeira ou Segunda Etapas.

Quando, no período previsto para a Inscrição Periódica, o discente não fizer a Inscrição Periódica em unidades curriculares nem solicitar trancamento de matrícula, será considerado NÃO INSCRITO e, consequentemente, será desvinculado da Instituição, perdendo o direito à vaga.

Para fazer a Inscrição Periódica o aluno deve acessaro portal da UFSJ, na data indicada no Calendário, e, nesta ordem, clicar em “Acesso Rápido”, “Intranet” e “Contac”. Uma vez neste sistema, o usuário deve acessar o item “Inscrição Periódica” e a etapa. Depois o aluno pode também neste mesmo ambiente acessar o Resultado desta inscrição.

O que é o Contac?                                                                                     

O Sistema de Controle Acadêmico de Graduação (Contac) é o sistema direcionado exclusivamente aos alunos da nossa instituição. Nele o aluno tem acesso à inscrição periódica, resultados das inscrições, consultas acadêmicas entre outros serviços. O login e senha iniciais do aluno é o nº do seu cpf. Quando o aluno tem problemas ou esquece sua senha ele deve entrar em contato diretamente com a DICON pelo telefone 32-3379 2326 ou e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Somente eles têm o acesso necessário para recuperar a senha.

Como retirar meu atestado de matrícula e/ou Histórico Escolar?

O “Atestado de Matrícula” e/ou “Extrato do Histórico Escolar” com autenticidade eletrônica podem ser imprimidos por meio do Sistema Contac da Intranet, disponível no Portal da UFSJ. O aluno interessado deve acessar o portal da UFSJ, e, nesta ordem, clicar em “Acesso Rápido”, “Intranet” e “Contac”. Uma vez neste sistema, o usuário deve acessar o item “Consultas Acadêmicas” e posteriormente, o item “Documentos”.

A autentiidade do atestado poderá ser conferida, por quem recebê-lo, através de um código de identificação no rodapé da página. O número visto no documento deve ser digitado no item “verificar autenticidade” no portal da Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (Dicon).

 

Universidade Federal de São João del-Rei