Representante discente no colegiado do curso de Pedagogia na modalidade a distância da UFSJ

A coordenadoria do curso de Pedagogia, modalidade a distância, da Universidade Federal de São João del-Rei, torna público o edital para inscrição de candidatos a 01 (uma) vaga para representante discente no colegiado do curso de Pedagogia.

Representantes discentes (RDs) é o nome dado, dentro de uma instituição de ensino superior, aos estudantes que participam dos órgãos colegiados daquela instituição. Os Representantes Discentes devem ser estudantes da instituição e são eleitos por seus colegas (na linguagem técnica, "por seus pares") com mandato de um ano. Sua função é representar, dentro daquele colegiado, os interesses do conjunto dos estudantes. Durante seu mandato, ele é membro pleno do órgão ao qual foi eleito e participa de todas as decisões que esse órgão toma, expondo as ideias dos estudantes sobre os assuntos discutidos e votando (na linguagem técnica, os RDs tem direito "a voz e voto"). As atividades de um Representante Discente incluem ouvir e debater opiniões com os alunos sobre os diversos temas que envolvem o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, por exemplo, Grade Curricular, oferecimento de disciplinas, atividades extra-curriculares, estágios, iniciação científica, Ensino à Distância, Projeto Político Pedagógico do curso etc. Outra atividade fundamental é a divulgação de decisões dos colegiados, comissões, Congregação, por meio das pautas e atas, áudio etc. Para que o Representante discente possa representar bem os alunos, é necessário que participe das reuniões do colegiado que acontecem nas dependências da UFSJ em dias de semana, de segunda a sexta feira, com uma frequência mensal. A universidade não se responsabilizará por nenhum gasto no deslocamento do membro do colegiado.

Os estudantes interessados devem enviar uma carta de candidatura (Anexo I do Edital) acompanhado de um texto mostrando os motivos que o leve a ser escolhido como representante discente no colegiado.

Confiram o edital clicando aqui.