Sobre o curso

O curso de Administração Pública, modalidade à distância, é uma parceria entre a Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ e a Universidade Aberta do Brasil – UAB.

O curso objetiva formar profissionais com amplo conhecimento de Administração Pública, capazes de atuarem no âmbito federal, estadual e municipal, administrando com competência as organizações governamentais e não-governamentais, de modo pró-ativo, democrático e ético, tendo em vista a transformação e o desenvolvimento da sociedade e do país.

Buscando oportunizar a formação de profissionais para atuarem como gestores em áreas específicas da Administração Pública, o curso oferece três Linhas de Formação Específica (LFE), ampliando competências e agregando ao egresso habilidades para o exercício da gestão pública na área por ele escolhida. São elas: Gestão Governamental, Gestão Municipal e Gestão Pública da Saúde.

Tem como público-alvo do curso de Administração Pública os concluintes do segundo grau, que residam nas regiões dos municípios em que os Polos UAB de Apoio Presencial do Curso de Administração Pública estão lotados.

Organização curricular

A estrutura curricular do curso contempla disciplinas cujos conteúdos revelam as inter relações das dimensões da realidade público-privado, nacional-internacional e das esferas federal, estadual e municipal, numa perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio, utilizando tecnologias inovadoras.

A distribuição da carga horária para integralização do currículo do Curso de Administração Pública está representada abaixo:

Carga horária do curso

CONTEÚDOS CARGA HORÁRIA
Disciplinas Obrigatórias  2.580
Disciplinas Optativas 120
Estágio Curricular Supervisionado 300
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (obrigatório) -
Carga Horária Total do Curso 3.000

O Curso tem duração de 4 anos, distribuídos em 8 semestres. 

O prazo máximo permitido para a concessão da prorrogação do prazo de integralização do curso, passa a ser regido pela  Resolução nº 027 de 16 de dezembro de 2019 do CONEP.  

  

Universidade Federal de São João del-Rei