Dispensa de Disciplina ou Aproveitamento de Estudos é o reconhecimento do valor formativo de disciplina(s) cursada(s) com aproveitamento em outra Instituição de Ensino Superior, equivalentes a disciplinas obrigatória(s), optativa(s) ou eletiva(s) dos cursos de graduação da UFSJ.

O aluno que ingressar por Processo Seletivo Simplificado, Reingresso, Mudança de Curso ou Transferência poderá obter dispensa de disciplina, sempre que tenha cursado com aproveitamento em outra Instituição de Ensino ou nesta Universidade, disciplina(s) cujo(s) programa(s) seja(m) considerado(s) equivalente(s) em conteúdo e carga horária. Cabe à Coordenação do Curso estabelecer os critérios que assegurem o reconhecimento do valor formativo das disciplinas ou atividades a serem dispensadas.

Para efeito de análise de dispensa de disciplinas, o aluno deverá preencher o requerimento eletrônico e encaminhar os seguinte documentos autenticados:

  • Histórico escolar original;
  • Programas das disciplinas ou atividades cursadas que se pretende utilizar na equivalência;

O pedido de dispensa de disciplinas pode ser solicitado semestre a semestre, Via requerimento eletrônico.

Passo a passo para solicitar o aproveitamento de estudos cursados em outra instituição de ensino superior (equivalência de estudos)

  1. O aluno deve entrar no site da UFSJ - www.ufsj.edu.br
  2. Abaixo do endereço eletrônico colocar o cursor sobre "Acesso rápido" e selecionar  a opção "INTRANET"
  3. Em seguida, clicar no ícone "CONTAC" e acessá-lo (login: o seu CPF e senha: o seu CPF*)
  4. No menu do CONTAC entrar em "Consultas Acadêmicas" >>> Requerimentos Eletrônicos >>> Equivalência de Unidades Curriculares / Aproveitamento de Estudos
  5. Entregar, na Coordenadoria do Curso, o histórico escolar e os programas das disciplinas cursadas, conforme Resolução CONEP 013/2015, disponível em http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/soces/Res013Conep2015_EquivalenciaEntreUCs_e_AproveitamentoEstudos.pdf
Universidade Federal de São João del-Rei