Perguntas Frequentes

Quarta, 14 Novembro 2018

1- Obrigatoriedade da apólice pela instituição ou a organização que decide?

O termo de compromisso exige que tenha um número de apólice e nome da segura, xerox inclusive deve vir acompanhada do termo.
Em casos excepcionais (instituição pública) a UFSJ tem um convênio conjunto que possibilita a inserção do aluno.

2- Há necessidade de encaminhar o plano de atividades antes mesmo da UFSJ assinar?

O plano de atividades (formulário próprio, também, disponível na página, setor de estágio junto ao termo) deve vir junto ao termo de compromisso, assinado e carimbado pelo supervisor, quando da análise do termo o plano de atividades deverá ser DEFERIDO pela coordenação de estágio. Este procedimento garante que as atividades estão em consonância com o curso.

3- A quem deverá ser encaminhado o relatório de 100 horas de desenvolvimento do estágio? 

Para secretaria do curso, que encaminhará à coord. de estágio para ciência, não é avaliado, somente acompanhamento. Deve ser simplificado, com descrição das horas, atividades, assinatura e carimbo do supervisor.

4-Qual o prazo para avaliação de 100 horas de desenvolvimento do estágio?

Tão longo complete as 100h deve ser enviado à secretaria.

5- A orientação vai ser através de uma disciplina na plataforma?

A orientação esta nas Res. 001 e 002 de 2015. Não há orientação direta, a não ser depois de analisado o relatório e, se necessário, encaminhamos via AVA o resultado, que pode ser: com a nota ou solicitando complementação a partir da análise.

6- Quem é o coordenador de estágio? Qual é o meio de comunicação com o mesmo?

Prof. Mário Sérgio de Almeida. Via AVA ou por e-mail.

7-  O relatório do anexo 4 deve ser encaminhado até as 100 horas ou só no final do estágio?

Vide questão 3. O relatório final é encaminhado quando completar 300h. (São dois de 100 e um completo)

8- O período de inscrição na disciplina do estágio deve ser feita em qual momento? No início ou após a assinatura do termo de compromisso?

A inscrição apra o estágio se dá com a solicitação que são: termo de compromisso (Res. 001/15) ou equivalência de estágio (Res. 002/15). Durante todo o ano recebemos pedido para cumprir o estágio, desde que atenda ao que estabelecem as resoluções e o PPC, ou seja, 1550h integralizadas ou 5p.

9 – O período de inscrição online na disciplina de estágio é feito no início ou só depois de enviar a documentação (termo de compromisso)?

Vide questão 8

10- No termo de compromisso de estágio no quadro interveniente pede a assinatura do representante e do professor orientador, será preenchido pela UFSJ, podemos mandar em branco?

O termo deverá vir completo em seu preenchimento. Coord de curso Prof. Pablo Luiz Martins e para o estágio. Prof. André Luis Bertassi

11- Art.3° do termo de compromisso de estágio contradiz com o § 2º do art. 9° da resolução de estágio COADD/NEAD/UFSJ: 0001/2015. Qual devemos seguir?

Nesse caso,  é correto seguir o que estabelece a Lei 11.788.

12 – Como saber se eu posso fazer o estágio de 40 horas semanais, o projeto pedagógico do curso permite, tendo em vista que há alunos que não trabalham?

Fiz essa consulta ao setor responsável, a priori devemos seguir a Lei 11.788 que é nacional. Portanto, 6h diárias é o que nos foi passado até o momento, caso o setor de estágio entenda que possa ser em 8h, voltaremos o contato para atualizar os dados.

13- Como a UFSJ vai elaborar com a concedente o plano de estágio do mesmo? Uma vez que a resolução de estágio esclarece que o plano de estágio deve ir acompanhado o termo de compromisso na inscrição da disciplina de estágio.
O plano e feito pelo aluno e concedente e DEFERIDO pela coordenação de estágio quando da análise dos documentos para atestar que as atividades são compatíveis com o curso. Portanto, o plano de atividades deverá vir preenchido, assinado e carimbado para análise, inclusive com a cópia do apólice. 
 

14- Poderá realizar estágio nas empresas listadas abaixo

O PPC prevê estágio nas organizações públicas e privadas. desde que conste no termo de compromisso o que estabelece a Res. 001/15, portanto, todas estão aptas a oferecer o estágio. 

O seguro é obrigatório para todas.

Universidade Federal de São João del-Rei