Ver todas as disciplinas!
 
Ver todas as unidades!
Interatividade!
Ver todas as tarefas da unidade!
 
 
 
AVED I-PEDAG-2011 ► unid2
 
Unidade 2
 
- Introdução
- Tipos de avaliação
 
Tipos de avaliação
 

De acordo com Gonçalves e Larchert (2012) “A avaliação enquanto concepção de educação não tem uma única linha teórica e prática que a sustente, nem um paradigma aceito por todos; o que existe é uma variedade de formas e maneiras de avaliar. A avaliação da aprendizagem se apresenta nas seguintes modalidades: somativa, formativa e diagnóstica”.

 

tipos_avaliacoes

Para saber mais sobre a avaliação da aprendizagem e suas modalidades, bem como avaliação do sistema, faça a leitura nas páginas 57 a 70 no material impresso e, ainda, assista aos vídeos disponíveis a seguir.

 

cine

 

cine

 

No caderno impresso, Gonçalves e Larchert trazem considerações sobre a prova e afirmam que uma abordagem mediadora de avaliação é uma negociação entre quem ensina e quem aprende, ambos responsáveis pelo sucesso da aprendizagem escolar: veja como...

 

quanto

 

A professora Lea das Graças C. Anastasiou (2006, p.83-86) apresenta um quadro de técnicas de ensino, explicando que, sobre estas técnicas, deve incidir a aprendizagem e o desenvolvimento das operações mentais solicitadas aos estudantes, perpassando toda a organização do desenvolvimento e todo processo avaliativo das técnicas e das operações mentais.

 

A seguir, uma síntese no quadro 2 para que você visualize e compreenda, concretamente, os elementos e critérios do processo avaliativo da técnica de ensino.

 

 

Quadro 2 - Elementos e critérios do processo avaliativo da técnica de ensino

quadro2

Caro (a) Estudante, é importante refletir sobre o professor que tem segurança e clareza dos objetivos referentes à aprendizagem dos seus alunos, escolhe e planeja o instrumento de avaliação de maneira coerente com seus objetivos, os conteúdos ensinados e a metodologia utilizada em sala de aula. Chamamos a atenção para o fato de que os elementos e critérios do processo avaliativo não são uma camisa de força; ao contrário, são auxiliares na identificação da aprendizagem dos (as) alunos(as). Portanto, esses elementos são flexíveis e devem ser adequados ao tempo de ensino e de aprendizagem, à quantidade de alunos (as) na turma, ao espaço pedagógico etc.

 

Prezado Aluno (a), para fechar os trabalhos nesta unidade de estudo, propomos uma conversa no Fórum Temático 2.  Acesse o ícone disponível a seguir para “entrar” no referido espaço de discussão.

 

forum2