Ver todas as disciplinas!
 
Ver todas as unidades!
Interatividade!
Ver todas as tarefas da unidade!
 
 
 
AVED I-PEDAG-2011 ► unid1
 
Unidade 1
 
- Apresentação
- Introdução
- O campo da avaliação: histórico e conceito
 
O campo da avaliação: histórico e conceito
 

reflita

Para pensar...

A partir de sua prática pedagógica, ou até mesmo das próprias experiências, responda:

nuvens

Imagem – Fonte

Avaliação é um tema polêmico da educação e tem se tornado objeto de estudo de vários segmentos internos e externos da escola. Porém, na maioria das vezes, a prática avaliativa se dá a partir do momento em que um determinado conteúdo é dado como encerrado, e o professor tende a medir o que os alunos aprenderam. É nesse momento que se prepara o que poderíamos chamar de “instrumento avaliativo”.

Outro ponto que devemos colocar em questão diz respeito às especificidades de assimilação de cada aluno, ou seja, nem todos os alunos assimilam do mesmo modo aquilo que, em específico, está sendo cobrado na avaliação; assim sendo, os conceitos de ensinar e de aprender devem ser compreendidos na sua dimensão social, afetiva, política e didática.

 

Graduando (a), a proposta agora é que você discuta com os seus colegas no Fórum da Turma as questões propostas para reflexões inseridas nos balões.

forum_turma

 

Ensinar e aprender: fundamentos da avaliação da aprendizagem

 

Historicamente, a concepção de “ensinar” era baseada na fala do professor, ou seja, o mestre como detentor do saber, e os estudantes como meros receptores.

Para a pedagogia tradicional e tecnicista, aprender é sinônimo de memorizar, sendo que o ensinar significa verbalizar conteúdos e tomar a lição do dia. Para essas concepções, o ensino e a aprendizagem são processos paralelos, mas que não estão estreitamente relacionados.

cabeca_livros

Imagem –  Fonte

Para a pedagogia progressista, aprender é um processo complexo, reflexivo e ativo que se efetiva durante as experiências de assimilação de conhecimentos ou aquisição de competências e habilidades. Portanto, o ensino é a orientação, o acompanhamento da aprendizagem do aluno. Ensinar é uma atividade incentivadora e orientadora do processo de aprendizagem dos alunos (OLIVEIRA, 1988).

 

book_mouse Neste momento, é importante que você faça a leitura das páginas 18 a 21 no caderno impresso.

 

 

 

Avaliação: um pouco de história

A palavra avaliar vem do latim a+valiare, que significa atribuir valor e mérito ao objeto em estudo; assim, avaliar é atribuir juízo de valor sobre uma ação ou uma matéria. Em se tratando de avaliar o processo de ensino e aprendizagem, o seu significado tem sido pautado pela lógica da mensuração, isto é, associa-se o significado de avaliar ao de medir os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Veremos que esse entendimento é contrário a outro momento paradigmático, da educação que entende a avaliação da aprendizagem como um processo contínuo, ligado à formação dos educandos, capaz de reestruturar conhecimentos sedimentados.

quadrinhos

Para melhor compreendermos que a avaliação é um conceito complexo e acompanha o desenvolvimento da educação e suas mudanças paradigmáticas, apresentamos o texto “História da avaliação: do exame à avaliação diagnóstica”, da professora Jussara Gabriel Santos, que está no material impresso, páginas de 22 a 25.

 

Boa leitura!

 

 

Discutindo conceitos de avaliação

No final dos anos 1980 e início de 1990, surgem, no Brasil, concepções mais progressistas da avaliação. Essas concepções não são consensuais entre os autores, e para abrir a discussão sobre o conceito de avaliação escolhemos três autores que são lidos e influenciam os estudos sobre a temática no Brasil, quais sejam Cipriano Carlos Luckesi, Jussara Maria Lerch Hoffmann e Philippe Perrenoud.

luckesi

Imagem - Fonte

Complemente o seu estudo lendo a página 26 do material impresso e assistindo ao vídeo disponível no ícone a seguir. Acesse! Assista!

 

cine

De acordo com Amélia Hamze (2013),“Avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa. Avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem.”, e Gonçalves e Larchert (2012), ao citar Hoffmann (1993), afirmam que a avaliação é inerente e indissociável da aprendizagem enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação. A avaliação é reflexão transformadora em ação, ação essa que nos impulsiona para novas reflexões, reflexão permanente do educador sobre a realidade e acompanhamento passo a passo do educando, na sua trajetória de construção do conhecimento.

 

jussara Hoffmann

Imagem - Fonte

 

A seguir está disponível um vídeo da professora Jussara Hoffimann que vem trazer considerações sobre a avaliação, as quais complementam os estudos do caderno impresso. Vale a pena conferir! Acesse!

cine

 

perrenoud

Caro (a) Estudante,

 

Para fecharmos os trabalhos nesta unidade de estudo é importante que agora você faça a leitura das páginas de número 26 à 48 do material impresso. Após a leitura, dirija-se ao Fórum Temático 1 para contribuir com suas considerações acerca da seguinte temática:

 

Qualquer caminho é apenas um caminho e não constitui insulto algum – para si mesmo ou para os outros – abandoná-lo quando assim ordena o seu coração. [...] Olhe cada caminho com cuidado e atenção. Tente-o tantas vezes quantas julgar necessárias... Então, faça a si mesmo e apenas a si mesmo uma pergunta: possui esse caminho um coração? Em caso afirmativo, o caminho é bom. Caso contrário, esse caminho não possui importância alguma. CARLOS CASTAÑEDA (2001, p.45).

 

 

A partir da leitura do fragmento acima, recorra às suas experiências de avaliação às quais você “sobreviveu” e relate-as. Primeiro, enquanto estudante da Educação Básica, como vítima de um sistema classificatório ou emancipatório. Segundo, como aluno da graduação, tentando construir seus caminhos na construção da aprendizagem em curso de Educação a Distância e, por último, se você é professor (a), relate suas experiências nos caminhos alternativos de efetivar avaliações neste sistema burocrático e classificatório da educação escolar.

 

Acesso o Fórum Temático 1 por meio do ícone disponível a seguir.

forum1

Participe!